15.5.06

Portugal mineiro

Hoje é dia do anúncio oficial da reactivação das minas de Aljustrel. Neste fim-de-semana tive por base Mina de S. Domingos, o vilarejo que vai sobrevivendo à sombra das antigas minas, abandonadas desde 1966. É um lugar perdido no mapa, onde ainda se vêem crianças. Tem pequenas casas em cal, um ou outro café, uma praia fluvial e uma estalagem de cinco estrelas. E tem as ruínas da mina, de onde se extraía pirite depois exportada para Inglaterra. Hoje o cenário é de total abandono, vagamente assustador.


As lagoas ácidas que foram criadas para benefício da exploração mineira permanecem altamente corrosivas para o meio ambiente, não se encontrando prevista qualquer intervenção para minimizar os seus efeitos - que são fonte de perigo potencial para o próprio ser humano.


Só fui visitá-las quando estava de saída, com check out feito, mas gostava de lá ter ido antes para poder confrontar o Exmº. Senhor Director Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Regional com a situação, aproveitando a circunstância de ter sido meu vizinho nestas noites, com o pretexto de se encontrar a tratar de problemas de concelhos de baixa densidade.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Contudo, apesar de todos os malefícios que o abandono da mina e que as águas ácidas podem trazer para o meio ambiente e até para o próprio Homem, temos de ver também a parte, não positiva, mas não tão negativa assim.
É muita a gente que utiliza a água das lagoas ácidas para curar ferimentos. Dizem os mais velhos que esta água cura os males. "

link: http://www.abae.pt/jra/concurso04/JRA_2004/al078_2004/al078_i_2004/al078_i_2004.htm

ehehehe, o k arde keima!

15/5/06 2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e cura! (tou keimado) :P

15/5/06 2:54 da tarde  
Blogger Sarita said...

Minas de S. Domingos... uma terra da minha infância... grandes banhos na Tapada =)

17/5/06 12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

19/5/06 2:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

19/5/06 3:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home