26.11.06

TLEBS quê?

A crónica do Miguel Sousa Tavares no Expresso deste Sábado vai totalmente ao encontro do que penso acerca dessa hipotética reforma da terminologia linguística a ensinar nas nossas escolas.
Ouvia falar desse TLEBS e não percebia bem do que se tratava, tendo ficado mais esclarecida depois de ouvir um debate televisivo sobre o tema, na RTPN, por volta das 2h da manhã.
Querem reformular a terminologia, inventando novos termos para classificar determinadas palavras. Por exemplo, em vez do substantivo haverá o nome comum contável animado e não humano, para classificar cão, conforme o caso escolhido por MST. Há invenções ainda piores que esta, que fiquei a conhecer pela crónica de Sousa Tavares.
Desconheço quem promoveu esta suposta reforma, mas há defensores acérrimos da mesma, o que só me faz desconfiar mais. Haja alguém que me saiba explicar a utilidade deste TLEBS.

(O P.S. do MST na crónica deste Sábado leva também a minha total concordância. Camarate, por mais comissões que se criem, nunca será assunto consensual. Mesmo havendo 99% de probabilidades de ter sido um acidente, haverá sempre quem invoque o 1%. E com isto nos entretemos.)