Reflectir o antes e o agora
A melhor resposta à eleição de Salazar como o melhor português de sempre surgiu dois dias depois, também na RTP: PORTUGAL- UM RETRATO SOCIAL, "uma série da autoria de António Barreto, que retrata a sociedade portuguesa contemporânea".
Origem: Portugal - 2007
Duração: 52m
Autoria: António Barreto
Produção: Rui Branquinho
Realização: Joana Pontes
Fotografia: João Ribeiro
Música: Rodrigo Leão
Origem: Portugal - 2007
Duração: 52m
Autoria: António Barreto
Produção: Rui Branquinho
Realização: Joana Pontes
Fotografia: João Ribeiro
Música: Rodrigo Leão
Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.
Esta série é um retrato da sociedade e dos portugueses na actualidade, resultado de um processo de transformações recentes e muito rápidas. Uma velha nação e um antigo Estado, na origem de uma população com forte sentido de identidade, conheceram, nas últimas décadas do século XX, um período de mudança muito intensa, sobretudo em consequência de factores externos, como a emigração, a integração europeia, a abertura económica e o turismo. A fundação da democracia teve também efeitos importantes. Estas transformações estão na origem de alterações de comportamentos e das estruturas sociais, visíveis nos diversos sectores e áreas da vida colectiva, na demografia, na saúde, na educação, no trabalho e nas relações entre as classes, as gerações e as regiões. A sociedade portuguesa é hoje aberta e plural.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home