19.6.08

1 x 2


Os grandes acontecimentos desportivos são momentos fantásticos. Há quatro anos, Lisboa - e o resto do país - vibrava, cheia de cores e de gentes. As viagens de metro eram, ainda que (felizmente) sempre pacíficas, inevitavelmente animadas. Tive a sorte de ver ao vivo, no estádio da luz, o melhor jogo de futebol de que me lembro, ou pelo menos aquele que mais emoções em mim despertou: o espantoso Portugal x Inglaterra. Rodeados de ingleses que, regados a água, mais não fizeram do que apoiar a sua seleccção e festejar com os portugueses no fim do jogo. O meu pai, pouco dado a estas coisas, deixou-se emocionar pelo desportivismo com que todos aqueles milhares de pessoas partilharam aqueles momentos e, particularmente, pela forma como os ingleses nos saudaram no final do jogo, engrandecendo brutalmente o espectáculo.
Hoje, em Basel - não repitam até à exaustão "Basileia", pelo amor de dEUS -, acredito que a festa seja o elemento triunfante no final dos 90 minutos. Basel é a única cidade suiça que já visitei e que guardo comigo, excepto na parte do geladeco do McDonald's a cinco euros.
Passados estes anos, está lá o meu irmão, alfacinha de gema, com a namorada suiça e a mãe alemã.
No fim, vão todos ter que dizer Herzlichen Glückwünsche, Portugal!