29.11.06

Turquia


Agora que tanto se tem falado da Turquia e dos turcos, intensificam-se as saudades.
A visita à Turquia foi a minha primeira grande viagem. Marcou-me para sempre, de uma forma que duas ou três linhas não conseguirão transmitir.
Como o Papa, também estive no mausoléu de Atatürk e também visitei Éfeso. Perdi-me de amores pela Capadócia e desejei ficar para sempre em Istambul, entre o Grande Bazar e a Mesquita de Suleiman, o Magnífico.
Quando se fala em radicalismo islâmico, recordo-me visual e textualmente da cena em que abordei uma jovem turca, que seguia apressada, nos seus jeans, ao ritmo dos sons que lhe saíam dos phones que trazia enfiados nas orelhas. Perguntei-lhe se sabia onde ficava a Igreja de Santo António. Ela respondeu-me que ficava logo ali, em frente à Mesquita cujo minarete já se vislumbrava.

1 Comments:

Blogger Selva Urbana said...

My feelings exactly... tb uma das viagens da minha vida (tvz a "maior" até agora) e tb uma ideia bem pouco "radical" da Turquia, muito mais europeia do que se imagina por cá.

14/12/06 1:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home