28.12.08

saudade

E ao calor de uma fogueira, um amigo
Com a voz mais aquecida lá entoa:
Que a saudade mais que um crime é um castigo,
E prisão por prisão, temos Lisboa.

viva la españa!

para além da movida, ou relacionada com ela, a cultura dos palácios e dos museus, mas isso já se sabe(ia) (e o resto, se calhar, já não me lembrava). madrid tem uma vida de capital que a Barcelona cheia de turistas cada vez mais afasta. mas não são só coisas boas: lisboa é lisboa. e no novo ano vou obrigar-me a redescobri-la, para poder deixar de estar constantemente inundada de um sentimento tão português.

e o rastro e o retiro



mas a maior diferença é esta:


gente e mais gente nas ruas, mesmo em noites frescas como Lisboa pouco conhece. ora a apreciar o mercado de Natal na Plaza Mayor, ora a passear-se na Puerta del Sol, inevitável ponto de encontro. uns enchiam as bodegas, convivendo sempre em volume máximo enquanto se aqueciam com as cañas; outros faziam filas intermináveis em busca da fortuna e perseguindo o seu grande vício com o el gordo.

2 exemplos


em Madrid há esta Fnac, aberta 24h por dia, o que cá não pode acontecer por termos Fnac's metidas em centros comerciais. as filas que se teriam evitado neste Natal se nos dessem a oportunidade de ir atrás da cultura às cinco da madrugada, por exemplo. desde que em NY tinha um hipermercado em frente ao hotel aberto 24/7 fiquei fã do conceito, mas por cá só me lembro de um McDonald's (uau...) possuidor de tal virtude.


por outro lado, em Madrid, não há a maior árvore de Natal da Europa ou algo do género. há, sim, várias árvores de Natal, iguais em dimensão e diferentes em termos decorativos. esta é em frente à estação de Atocha, lembro-me de outra no Sol e outra em frente ao Prado. Diversos coloridos espalhados pela cidade.

Península Ibérica

Mais um estudo comparativo entre Portugal e Espanha, publicação da responsabilidade dos INE's português e espanhol. Há diferenças evidentes (preços dos combustíveis; peso de uma país na economia do outro; grau de instrução de empregados e empregadores) e diferenças menos significativas, situações em que a proximidade entre os dois países os afasta da realidade europeia.
O estudo não retrata, porém, mentalidades. Nada que num fim de semana prolongado em Madrid não desse para captar.

cegueira


o filme está bom, dentro do que podia ser depois de um livro daqueles. transmite a mensagem e alguma densidade, tem boas interpretações e uma fotografia condizente. não deslumbra mas, para isso, basta-nos a palavra escrita.

falando em cinema,

dia 26 foi silly day. de vez em quando sabe tão bem.



Don't be bitter. It leads to Botox.

(e que bem que soube também regressar a ny)

mais um cartão

desta vez, bastante útil. fala-se em concorrência desleal, mas dá jeito poder ir ao cinema até duas vezes por semana completamente à borla. o hábito vinha-se perdendo, culpa do preço e, claro, da pirataria. em 2009 voltamos ao grande ecrã e à magia da sala escura.

menos e mais

a terminar um ano pouco famoso, o mais importante mantém-se. o que não deve mudar que nunca mude.

rewind


Feliz Navidad
Prospero Ano y Felicidad!

23.12.08

entre

fim de semana em Madrid, gripalhada, prendas de Natal e trabalho, não tem havido tempo nem disposição para mais nada. mas haverá.

8.12.08

Sukkar banat‎


um filme centrado em cinco mulheres, os seus desejos, angústias e contratempos, numa Beirute onde a política é completamente deixada de parte, dando lugar aos costumes. sem lições de moral e a puxar cenários obviamente 'almodovorianos'. Donde, naturalmente, muito bom (e caramelizadamente doce).