29.9.06

melhor que o melhor


(...)
No centro comercial
passeia um casal
mão na mão, tête-à-tête
na T-shirt escrito
num inglês convicto
"Portuguese do it better!"

E atrás da vitrina
um cãozinho acena
"Quem me vai querer comprar?"

E graceja o rapaz
"Se eu fosse chinês
já tinhamos jantar."

E a rapariga ri, diz:
"E eu levo as cobras
sou eu que te comando
e és tu que me manobras."

Discretos, no fundo
amaram-se ao som do
rock mais heavy que há
e ninguém da vizinhança
soube que outra dança
se dançava por lá

P´ra corpo tão heavy
que leve que vens
deixa-te cair, diz
quem está de parabéns

Melhor que o amor
só mesmo o melhor
melhor que o melhor
só mesmo o mesmo
do amor
e melhor que o amor
só fazer amar
(...)

Entretenimento


Não recomendo com especial convicção, mas por cinco euros, menos do que um bilhete de cinema, acho que vale a pena. O S. Luiz é um teatro que apetece e aquela sala vale, de facto, a pena.

(Cinco euros para jovens até aos 30, apenas)

28.9.06

good day sunshine, good day sunshine, good day sunshine

27.9.06

Ideias iluminadas

Embora não tivesse cá passado o fim de semana em que o SOL viu, pela primeira vez, a luz do dia, consegui lê-lo, por artes e magias. E ao EXPRESSO também. Essa leitura terminou ontem.

Gostei do caderno principal, que tem secções que, embora não propriamente inovadoras, trazem consigo a inovação da permanência.

A revista, de nome Tabu, pareceu-me bastante inferior à Única, querendo fazer a combinação entre uma coisa séria sobre assuntos sérios e uma Vip ou Flash, com fotos e letras garrafais e coloridas.

Ontem ouvi, na Antena 3, o José António Saraiva falando pomposamente sobre a sua criação, afirmando que o Expresso só vende porque oferece DVD's e que rapidamente o Sol será líder de mercado. Disse também que foi ele que escolheu o nome do jornal, ideia que lhe surgiu um dia vinda do nada mas perfeitamente adequada ao perfil do semanário por ele liderado. Reminiscência do The Sun inglês? "Não, nada disso!" Eu acho os nomes, sol e tabu, totalmente desadequados a um jornal que se pretende de referência, mas também não será por alguém se chamar Joaquina ou Ambrósia que se saberá o que dela se pode esperar.

Para já, e porque as análises precoces são isso mesmo, direi que o Sol apresenta, objectivamente, uma vantagem substancial. Não são os DVD's, não, mas é o preço - quase menos 1/3 do preço do Expresso.

Neste sábado voltarei a comprar os dois. Ou alguém por mim!

26.9.06

Tirar a barriga de misérias



Buffet japa, meses depois da última vez. E se estávamos famintos...
Agora quero ir ao Nobu.

Insólito

P: Como se reage quando, ao parar na portagem com o nobre desígnio de contribuir para a manutenção de uma dezena de kms asfaltados, se olha para o lado e o portageiro está, de cabeça sobre os braços cruzados na secretária, tranquilamente a descansar os olhos?

R: Discute-se dentro do carro entre os passageiros, depois buzina-se e diz-se: "Peço desculpa pelo incómodo".

CONSPIRAÇÕES - "vítimas de um ataque terrorista (será?!)"

Cinco anos passados sobre o 11 de Setembro, eis que nos bombardeiam com mil e uma teorias da conspiração acerca desse dia. A culpa assume sempre o mesmo nome: George W. Bush. Eu não gosto do senhor e não duvido da sua fraca verticalidade (em QUASE todos os sentidos, entenda-se), mas já não posso ouvir falar do avião-invenção no Pentágono, da queda-invenção na Pensilvânia, no desabamento-invenção das torres gémeas, etc etc etc. Será que ainda posso acreditar no mundo?

WTC, por Oliver Stone


Um filme francamente aborrecido. É certo que na realidade também não se pode dizer que se trataram de acontecimentos empolgantes, mas então para quê retratá-los, se nada se lhes acrescenta? Dir-se-á que, a haver acrescentos, os mesmos só poderiam ser hollywoodescos e que isso, só por si, já seria motivo de crítica. Pergunto eu: para que serve, então, um argumentista, um produtor, um realizador? Se o objectivo era animar as hostes americanas, relatando a história de dois sobreviventes à queda das torres e a angústia e posterior felicidade das suas famílias, como deixar de reflectir sobre as centenas que lá perderam a vida, vítimas de um ataque terrorista (será?!) e da desarticulação e falta de meios eficientes das autoridades intervenientes?! Parabéns à recriação do cenário, que estava verosímil. That's all.

24.9.06

3 days in NYC


Como prenda de anos antecipada, lá voltarei daqui a um mês. Não há como dizer não a NY...

Sundays in NYC

Carrie: There are very few things this New Yorker loves as much as Sunday brunch. You can sleep until noon and still get eggs anywhere in the city, alcohol is often included with the meal, and Sunday is the one day a week you get the single woman's sports pages: the New York Times wedding section.
S & C

o dar o nó

Casamento é o contrato celebrado entre duas pessoas de sexo diferente que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida.
A noção legal é, para além de polémica, claramente redutora. E é um assunto que não tenho bem resolvido na minha mente. Para já, e não obstante, 2006 marca. Amigo de infância e amigo de faculdade já mudaram de equipa.

22.9.06

A nossa amiga Holga

Guincho, ao sol.

20.9.06

tate+modern

19.9.06

Come back time

Regressei ontem de Londres e já estive a ver preços de voos para lá voltar.

13.9.06

A Wolf At The Door

And we all went to heaven in a little row boat
There was nothing to fear and nothing to doubt.

11.9.06

New York, New York...


I'll make a brand new start of it in old New York

10.9.06

Volver

volver

Regressar às origens, à comédia e às mulheres, sempre. O vento de leste que desafia a sanidade de pueblos marcados pela partida. Almodóvar quis voltar.

Tengo miedo del encuentro
con el pasado que vuelve
a enfrentarse con mi vida.

Tengo miedo de las noches
que pobladas de recuerdos
encadenen mi soar.

Pero el viajero que huye
tarde o temprano
detiene su andar.
Gardel

Expresso já vê o Sol


EXPRESSO «berliner» em números

Preço: €2,80

Tiragem: 160 mil exemplares

Cadernos/Suplementos: 6

1.º Caderno: 32 páginas

Cronistas: 39 (18 cronistas no 1.º e 2.º cadernos, 11 na Única, 4 no Actual e 6 no sítio do EXPRESSO na Internet)

Edições no formato «broad-sheet»: 1766

Está tudo na mesma, excepto o tamanho, algum grafismo, uma ou outra nova 'rubrica' no caderno principal e no de economia. E o preço sofreu uma descida não anunciada. Aposto que o Sol custará menos ainda.

9.9.06

A Colmeia


Na Rua da Emenda, existe desde os anos 50, sempre fiel ao vegetarianismo. O ambiente é familiar, i. e., muito acolhedor, a comida é magnífica, o espaço é absolutamente delicioso, com janelas abertas para o Tejo. Só serve almoços.

Who's to say...


is this how it's supposed to be.

noites solitárias

sem apple pie, peanut butter e chocolatinhos quadrados cobertos por papel verde.

Most Wanted

CAUTION

USAMA BIN LADEN IS WANTED IN CONNECTION WITH THE AUGUST 7, 1998, BOMBINGS OF THE UNITED STATES EMBASSIES IN DAR ES SALAAM, TANZANIA, AND NAIROBI, KENYA. THESE ATTACKS KILLED OVER 200 PEOPLE. IN ADDITION, BIN LADEN IS A SUSPECT IN OTHER TERRORIST ATTACKS THROUGHOUT THE WORLD.^ -> "troughout the world" inclui NY, 9/11?

REWARD

The Rewards For Justice Program, United States Department of State, is offering a reward of up to $25 million for information leading directly to the apprehension or conviction of Usama Bin Laden. An additional $2 million is being offered through a program developed and funded by the Airline Pilots Association and the Air Transport Association.
-> para informações sobre o Most Wanted Fugitive, um assassino em série, oferecem $1,000,000.

fbi

(Eu acho que, depois disto, vão investigar o meu pc e vão descobrir coisas tenebrosas sobre mim. Que reward oferecerão por mim?! Eu aceito-o e entrego-me.)

8.9.06

Guantánamo

"«As paredes estão pintadas de verde, porque é uma cor reconfortante», explica, com um sorriso, acrescentando que as celas medem mais de 12 metros quadrados, mais do que o mínimo exigido pela American Correctional Association. Em cada cela está pintada uma seta apontando para Meca, há sanitários ao estilo asiático e lavabos, um exemplar do Alcorão, um rosário de contas e uma esteira, para a oração, e jogos como o gamão e o xadrez. «O carro da biblioteca passa uma vez por semana. Os livros favoritos deles são os do Harry Potter», diz o coronel..."

Por dentro de Guantánamo, reportagem de Tony Jenkins para o Expresso, publicada em 15.07.06

7.9.06

We're safe tonight

I'm still alive


Claramente.

The pictures have all been washed in black...


E não é que tocaram a Black?!
Junto à mesa de som, mesmo à frente dos meus olhos.

Jeremy spoke in class today...



...e como!
Grande concerto num Pavilhão Atlântico absolutamente rendido... Queriamos clássicos e eles, numa composição inteligente, deram-nos tudo! Mais de duas horas plenas de vibração ao som daquela voz inconfundível. O bom velho grunge até -pasme-se! - falado em português.

6.9.06

Andre Agassi


A despedida de Agassi do ténis é o ponto final em mais um ciclo. Uma das piadas do desporto profissional é assistirmos ao ir e vir, à ascensão e queda, ao novo que passa a velho num ápice. E, claro, é também uma pena quando acaba.
Agassi surgiu muito jovem, oriundo de Las Vegas, e destacava-se enquanto grande promessa do ténis americano, para mais com ar rebelde e desafiante, no país dos sonhos. Com o passar dos anos, a confirmação do seu talento surgiu espelhada em muitos títulos, incluindo vitórias nos quatro torneios Grand Slam. Os jogos com Sampras ficam para a história, só equiparável à história do seu sorriso, tantas vezes presente nas revistas del corazón. Também daqui a uns anos se estará a lamentar a despedida de um Hewitt ou de um Nadal, mas Agassi - como Sampras - marca(-me). Game-set-match-AGASSI!

Pearl Jam

Excesso de alegria resulta em fotos atípicas e posts ridículos. E um dia a curar da ressaca.

5.9.06

pj

"voceish... saum... du... caraho!"
Eddie Vedder, por V (o meu amigo Bongadas)

pj

Amanhã há fotos, críticas e tudo mais... hoje há: out here in the fieldsss!!....

4.9.06

Inside Man

Respect is the ultimate currency.

Directed by Spike Lee

Um smart cop (embora new york city cops - they ain't too smart...);
Um defensor da dignidade - ou do respeito, como ele diz - disfarçado de ladrão de bancos;
E uma mulher a tentar atrapalhar os dois (e, sim, claro que tinha que ser uma mulher...).
Um jogo com três personalidades que comungam o essencial: a inteligência.
Não é preciso mais.

3.9.06

reminder

Vou viver
até quando eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver

Amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será
mais um prazer

E a vida é sempre uma curiosidade
que me desperta com a idade
interessa-me o que está para vir
a vida em mim é sempre uma certeza
que nasce da minha riqueza
do meu prazer em descobrir

encontrar, renovar, vou fugir ao repetir

António Variações, pelos Humanos, com voz de Camané

1.9.06

United 93

September 11, 2001. Four planes were hijacked. Three of them reached their target. This is the story of the fourth.

Achei um filme bem feito e só mais ou menos tendencioso, o que não é mau. De um lado, percebeu-se o profissionalismo possível de quem estava em terra e uma agilidade de meios muito débil face a uma situação de catástrofe actual. De outro, e embora muito daquilo tenha que ser necessariamente ficção, é verosímil a sucessão de acontecimentos dentro do avião. Pareceu-me muito explorado o medo e a indecisão dos terroristas, não sei que informações há que confirmem essa versão. Também achei curioso o avião ter-se despenhado porque ninguém o controlou e não por iniciativa dos terroristas, vendo que não chegariam ao objectivo pela intervenção dos passageiros. Positivo o facto de não terem individualizado a resposta, porque ali foi o colectivo que fez a força.
Manteve-me sempre tensa, o que é uma idiotice, sabendo antecipadamente qual seria o final inevitável. Talvez sinal de que cinco anos é ainda pouco tempo para reinventar a História.

1.09

Diz-se que existe um mundo pré-11 de Setembro e um mundo pós-11 de Setembro.

Na minha vida, existe um 1 de Setembro.